Não, a Netflix não está abandonando o formato de lançamento Binge

0
5

Logo da Netflix em fundo geométrico abstrato – Imagem: Adobe Stock

A internet está mais uma vez repleta de especulações de que a Netflix está desistindo, “afastando-se” ou “abandonando” seu modelo de farra em favor de uma programação semanal de lançamentos mais tradicional. Isso é verdade e de onde vêm os rumores? Vamos dar uma olhada.

O debate binge vs semanal vem se arrastando há anos. Debatemos longamente e, embora haja prós e contras para ambos os cronogramas de lançamento, não é uma solução de tamanho único para qualquer streamer.

De onde vem o boato da mudança da Netflix?

Vamos abordar os relatórios que surgiram do Multiverso de Murphy, Collider e ScreenRant nos últimos dias.

Todos eles afirmam que a Netflix está procurando abandonar o formato de compulsão em favor de lançamentos semanais. Isso seria um 180 em sua estratégia, mas a Netflix não anunciou oficialmente isso, então de onde eles estão obtendo as informações?

Origina-se do Puck News, especificamente o boletim informativo “O que estou ouvindo…”. O referido boletim é um lugar para Matthew Belloni, ex-editor-chefe do The Hollywood Reporter, relatar as coisas que está ouvindo e anotar alguns de seus pensamentos gerais.

Todos esses artigos referem-se à peça “The Book of Reed Hastings, Revisited”. Antes de entrarmos no parágrafo, é importante olhar para o contexto da peça. Está olhando para o livro publicado por Reed Hastings lançado em setembro de 2020. Com o contexto da Netflix tendo um 2022 difícil, ele olhou para algumas das principais diferenciações da Netflix no mercado, sejam anúncios, lançamentos teatrais e estratégia de lançamento.

Vejamos o parágrafo em questão.

substituição do modelo de binge de notícias de disco

Foto: Puck News

Ele coloca que o modelo de binge vai embora com um ponto de interrogação. Ele usa uma citação de um analista que sugere que a Netflix abandone seu modelo de compulsão por muitos anos e entra em detalhes sobre por que pode abandoná-lo.

O que não diz é que a Netflix está reconsiderando seu modelo de farra. Collider ainda disse que apenas os “maiores shows” começarão a ser lançados semanalmente. Como eles deram esse salto? Quem sabe.

Infelizmente, parece que esses meios de comunicação retiraram o contexto e as nuances do artigo e, em última análise, não pensaram muito em si mesmos.

Matthew Belloni esclareceu que seu artigo, de fato, afirma que a Netflix “deveria” mudar para o formato em vez de “é”, mas os cliques foram coletados e continua viral no Twitter.

Netflix continuará experimentando e mudando sua programação de lançamentos

Há anos, as séries originais da Netflix têm cronogramas de lançamentos experimentais para suas séries e até filmes.

Os mais tradicionais são os programas em que a Netflix tem direitos internacionais e depois lança títulos semanalmente. K-dramas são bons exemplos disso, onde são exibidos primeiro na Coréia do Sul antes de serem exibidos na Netflix em uma programação semanal. Isso é ainda mais comum internacionalmente, onde regiões selecionadas da Netflix recebem novos episódios de O Flash, Riverdale, e Melhor chamar o Saul.

Por alguns anos, os reality shows foram lançados em diferentes horários de lançamento. Seja em lotes mensais/semanais ou ao longo de uma semana.

Olhando para o final do ano, estamos vendo Mistérios não resolvidos Volume 3 lançado ao longo de três semanas. Talvez o mais ambicioso seja o lançamento do livro de Guillermo del Toro Gabinete de Curiosidades que será lançado em um período de 5 dias.

gabinete de curiosidades netflix outubro 2022

Cabinet of Curiosities será lançado na Netflix em um período de 5 dias – Foto: Netflix

A maior mudança que vimos recentemente foi com a divisão das temporadas. Coisas estranhas e Ozark são dois grandes exemplos disso em 2022, mas antes disso Lúcifer experimentou com o formato também.

Em conclusão, não há evidências ou sinais de que a Netflix esteja voltando para um formato de lançamento tradicional. Mesmo serviços de streaming como Disney + e Amazon, conhecidos por quedas semanais ou migrando para quedas semanais, não abandonaram completamente a farra. Grande tiro cairá no Disney + de uma só vez e o Amazon Prime Video ainda reserva quedas semanais apenas para seus maiores títulos.

À medida que os anos passam e o streaming se torna mais acirrado, a Netflix pode experimentar mais e concluir que semanal é o melhor formato de lançamento, mas por enquanto (como disseram em setembro de 2019), eles não estão mudando.

Você deseja que a Netflix tenha quedas de episódios semanais ou se atenha à farra? Deixe-nos saber nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui